Depoimentos

PRESIDENTE DA ABIH NACIONAL, ENRICO FERMI TORQUARTO, SOBRE OS 37 ANOS DA FUNDAÇÃO CTI NORDESTE

 

Registro, nessa longevidade que já soma 37 anos da Fundação CTI Nordeste, não somente as suas realizações em prol do turismo sustentável para a região nordestina, mas a antevisão dos que a criaram, enxergando a prática do turismo como uma atividade indutora da economia, da geração de emprego e renda, e, portanto, da inclusão social, das divisas, e principalmente a ideia-força de trabalhar o Nordeste de forma integrada e sistêmica.

As demais regiões brasileiras também instituíram as suas CTIs, porém nenhuma prosperou, motivo pelo qual considero a CTI Nordeste um case de sucesso, praticamente uma instância de governança cada vez mais necessária às políticas públicas e as parcerias público-privadas. Desejo à CTI Nordeste continuado êxito profissional, e, até, servindo-me desta oportunidade, formulando votos de que essas parcerias ganhem mais capilaridade entre os municípios de interesse turístico e entre os empresários e o trade do setor, porque todos devemos nos tornar partícipes de tudo quanto se fizer, neste nosso Brasil, pelo turismo. Deixo aqui esta sugestão a todos quantos fazem essa entidade do turismo regional.

Enrico Fermi Torquarto.

Presidente da Associação Brasileira de Hotéis (Abih)

 

PIB Turístico do Nordeste Avança

 

PRESIDENTE DA ABAV NACIONAL, ANTÔNIO AZEVEDO, SOBRE OS 37 ANOS DA FUNDAÇÃO CTI NORDESTE

 

A força agregadora proveniente dos estados nordestinos, expressa nas ações empreendidas pela Comissão de Turismo Integrado do Nordeste – CTI-NE, enseja motivos de sobra para a comemoração dos valiosos serviços prestados pela entidade em seu 37º aniversário.

Além de exitosos projetos já desenvolvidos pela CTI-NE ao longo de quase quatro décadas de atuação, no Brasil e no exterior, sempre enaltecendo a diversidade dos atrativos turísticos dos destinos da Região, que ganha crescente destaque no evento ABAV – Expo Internacional de Turismo, nesta oportunidade, registramos também os nossos parabéns a todos os dirigentes, com votos de sucesso à gestão do secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Renato Feliciano, recém-eleito presidente da CTI-NE.

Antonio Azevedo
Presidente da ABAV Nacional
Associação Brasileira de Agências de Viagens 

 

PIB Turístico do Nordeste Avança

 

PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO NACIONAL DE TURISMO, MICHEL TUMA NESS, SOBRE OS 37 ANOS DA FUNDAÇÃO CTI NORDESTE.

Na qualidade de Presidente da Fenactur – Federação Nacional de Turismo, Entidade que representa 24 Sindicatos de Turismo (Sindetur´s) a nível Brasil, sinto-me honrado por poder participar da comemoração dos 37 anos de fundação da CTI Nordeste.

Ao longo de todos estes anos, a CTI Nordeste, vem desenvolvendo um trabalho fantástico e de fundamental importância para o desenvolvimento/crescimento do Turismo do Nordeste. Posso, sem dúvida, assegurar que os Estados do Nordeste vivenciam dois momentos díspares: antes e depois da fundação da CTI Nordeste.

O trabalho realizado pela CTI Nordeste, quer na captação de eventos, a participação em feiras internacionais, a realização de workshops no exterior e outras tantas ações, trouxeram para o Nordeste o reconhecimento do Mundo do Turismo. Aproveito para afirmar que, todos estes resultados devem ser creditados ao trabalho realizado por seus dirigentes, principalmente, ao Roberto Pereira, incansável batalhador do Turismo do Nordeste e do Brasil.

Assim, parabéns a CTI Nordeste pelos 37 anos de sua fundação e votos de muitos e muitos mais anos de sucesso.

Michel Tuma Ness

Presidente

 

PIB Turístico do Nordeste Avança

 

MENSAGEM DE NELSON DE ABREU PINTO - PRESIDENTE DA CNTUR, SAUDANDO OS 37 ANOS DA CTI NORDESTE

Um país com dimensões continentais, como o Brasil, dividido em 5 macrorregiões distintas em costumes, cultura, atrações geofísicas e históricas, com uma pluralidade de atrativos incomparáveis, não pode ter uma política hegemônica para se desenvolver.


Precisa individualizar suasregiões para  que cada uma, dentro de suas características se desenvolva com seus recursos inerentes e encontre seu próprio caminho. Precisa inovar com criatividade para alcançar sempre um patamar de destaque no cenário nacional.


O melhor exemplo ocorre com o turismo no Nordeste, a mais linda região brasileira, banhada pelo mar com praias de areias brancas e um sol transmissor de calor e alegria o ano todo. É uma região homogênea em sua divulgação e promoções que a colocam como a principal região turística brasileira aos olhos do mundo de seu próprio gentio.


Essa liderança não nasceu de graça ou do nada.
Mas em função de um trabalho louvável e incansável da união dos 9 Estados que compõem essa macrorregião se uniram para divulgar e fortalecer sua imagem.


Isso através da CTI Nordeste, há 37 anos nascida, em 1987, sob o nome de Associação, com personalidade jurídica de Comissão de Turismo Integrado do Nordeste, mas que em 1995 passou ao caráter de Fundação, abraçando nos seus estatutos o nome de Fundação de Turismo Integrado do Nordeste, mantendo a mesma sigla deCTI Norteaste (CTI/NE).


Mudou a nomenclatura, mas manteve a mesma competência que fez do Nordeste brasileiro a região mais procurada pelos visitantes nacionais e internacionais.


É o melhor exemplo de que trabalhando sério alcança-se o objetivo desejado.
Nesse período de fundação manteve o melhor programa de divulgação do turismo brasileiro o BrazilNationalTourism Mart (BNTM), evento exitoso que se realiza há 23 anos consecutivos, com os melhores resultados.


Parabéns à CTI Norteste. Parabéns ao Nordeste e parabéns ao Brasil por esse exemplo de grandeza, competência e êxito demonstrado, no fluir dessas quase quatro décadas que tudo se conquista dentro do caminho certo.

Nelson de Abreu Pinto –
Presidente da CNTur – Confederação Nacional do Turismo

 

 

PIB Turístico do Nordeste Avança

 

 

 

VICE-PRESIDENTE DA ABIH DA BAHIA, EX-SECRETÁRIO DE TURISMO DA BAHIA E PRESIDENTE DA BAHIATURSA, PAULO GAUDENZI, SOBRE OS 37 ANOS DA FUNDAÇÃO CTI NORDESTE

 

“A UNIÃO FEZ A FORÇA”

O turismo no Nordeste é uma realidade e faz a diferença econômica e social.

O Nordeste brasileiro tornou-se sem dúvida o maior destino do turismo de lazer do país. Três principais motivos contribuíram decisivamente para esta realidade.

Em primeiro lugar o entendimento da necessidade de influir no desenvolvimento econômico da região aproveitando as suas grandes vantagens comparativas. A partir disto surgiu a vontade política

Em segundo a união dos estados da região desde 1977 na busca de uma política única e clara para os seus trabalhos de promoção, fez surgir uma Associação CTI/NE, a Comissão de Turismo Integrado do Nordeste hoje uma Fundação. É bom observar que naquele ano longínquo todas as regiões brasileiras criaram suas comissões de turismo. Só a do Nordeste ficou viva e cresceu ajudando o turismo da região.

Por fim a consolidação da infraestrutura física para o turismo da região que cresceu e está em constante ampliação a partir do 1º programa de desenvolvimento regional de turismo brasileiro o PRODETUR/NE, Programa de Desenvolvimento Turístico do Nordeste. idealizado dentro da CTI/NE, hoje cópia para todo o Brasil.

 

PIB Turístico do Nordeste Avança

 

 

PRESIDENTE DA UNIÃO BRASILEIRA DOS PROMOTORES DE FEIRAS, ARMANDO ARRUDA PERERA DE CAMPOS MELLO.

37 anos. Longa vida. Será? Ou atingiu parte do conhecimento pra se tornar uma das mais importantes entidades do Turismo Nacional.

Trinta e sete anos de turismo prestados. Frase feita e verdadeira!

São tantas as ações neste período que basta dizer que o que pôde ser feito, o foi.

Futuro? Aos trinta e sete, todo longo e se possível grandioso são nossos votos!

 

Armando Arruda Pereira Campos Mello

Presidente Executivo da União Brasileira dos Promotores de Feiras – UBRAFE

Membro do Conselho Nacional de Turismo

 

PIB Turístico do Nordeste Avança

 

PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS EMPRESAS AÉREAS - ABEAR, EDUARDO SANOVICZ, SOBRE OS 37 ANOS DA FUNDAÇÃO CTI NORDESTE

“Como presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas – ABEAR e em nome de sua equipe e associadas, gostaria de dar os parabéns aos profissionais que fazem o dia a dia da CTI Nordeste por mais um ano de vida da entidade. A união de esforços em prol de um objetivo comum e do desenvolvimento dos potenciais nacionais em sua plenitude, sem compromisso da saudável competição entre seus membros, são marcas da criação da ABEAR e também um traço de união entre nós e a CTI Nordeste. E que não se esgota por aí, uma vez que, nesse nosso país-continente, turismo e aviação são atividades complementares e indissociáveis que, além de gerarem renda e criarem postos de trabalho, promovem o bem-estar coletivo, proporcionando o encontro de famílias, amigos, a descoberta de novas realidades, culturas, sabores e paisagens. Nos espelhando na longeva trajetória da CTI Nordeste e em seus exemplos de mobilização e atuação coordenada, e nos colocando abertos ao debate e à parceria, estamos certos de poder trabalhar para eliminar obstáculos e ajudar a promover ainda mais o desenvolvimento do turismo da região Nordeste do Brasil. Felicitações à CTI Nordeste e a cada um de seus afiliados pelas conquistas já alcançadas nesses 37 anos e pelas muitas outras que ainda virão.”

 

Eduardo Sanovicz – Presidente da ABEAR  


PIB Turístico do Nordeste Avança


PRESIDENTE DA BRAZILIAN INCOMING TRAVEL ORGANIZATION (BITO), SALVADOR SALADINO , SOBRE OS 37 ANOS DA FUNDAÇÃO CTI NORDESTE

A CTI-NE - Comissão de Turismo Integrado do Nordeste representa a maior incentivadora e propulsora do turismo regional participando ativa e intensamente, perante companhias aéreas nacionais e estrangeiras no fomento de rotas e destinos dos nove estados do Nordeste brasileiro. A BITO Brazilian Incoming Travel Organization desde sempre teve na CTI- NE uma aliada de extrema importância, no agrupamento, participação e desenvolvimento das principais expressões do turismo regional, assim como de municípios que adquiriram relevância graças ao trabalho profícuo e de conjunto.

 

 

PIB Turístico do Nordeste Avança

 

PRESIDENTE DA ASSLOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE EVENTOS (ABEOC), ANITA PIRES, SOBRE OS 37 ANOS DA FUNDAÇÃO CTI NORDESTE

 

3A CTI-NE é uma iniciativa única no país, um importante espaço de articulação de políticas para a região que merece os nossos cumprimentos pelos grandes avanços que conseguiram construir ao longo destes 37 anos. Acreditamos que o Nordeste obteve este sucesso devido a capacidade dos Estados e municípios de se unirem em busca de alternativas, o que já faz parte da cultura nordestina. É um exemplo para o Brasil quando diversos entes da federação têm a capacidade de deixar de lado interesses ideológicos para sentarem juntos a fim de tomar decisões que contribuam para o desenvolvimento, com geração de empregos e renda. 

PIB Turístico do Nordeste Avança


PRESIDENTE DA ABRAJET-PE e Diretor Região Nordeste (Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo), LUIZ FELIPE MOURA, SOBRE OS 37 ANOS DA FUNDAÇÃO CTI NORDESTE

 

Ufanismo à parte, o Nordeste sempre se destacou pelo pioneirismo e incansável vocação para o trabalho árduo e perene, focado na consolidação de seus estados como polos geradores de riqueza econômica e social. Um exemplo dessa tenacidade é a Fundação Comissão de Turismo Integrado Nordeste – CTI-NE, entidade que há 35 anos trabalha em diferentes frentes de desenvolvimento dos diversos segmentos que integram o turismo.

Do incentivo à produção artesanal associada ao turismo, à captação de voos charters, passando pelas importantes ações de promoção da gastronomia regional e hotelaria, a CTI-NE sempre esteve presente nos grandes eventos, fosse como coordenadora principal ou como entidade de consultoria, sempre voltada para a promoção, isenta, profissional e comprometida com o crescimento do turismo nos estados nordestinos. Um trabalho que nunca termina e que precisa de agilidade de seus executivos para superar as dificuldades.

São 35 anos de trabalho profícuo que alicerça o crescimento constante de toda a região, deslocando para os estados os fluxos que tradicionalmente escolhiam outros destinos turísticos para atividades de lazer e negócios. Convênios e participações em feiras internacionais e domésticas ratificam a competência de seus executivos na propagação da imagem positiva, hospitaleira, cultural e de lazer da região.

O tempo passou, as mudanças ocorreram de muitas formas e vão continuar seu rumo inexorável. Mostrando os atrativos dos estados e o empenho dos executivos da CTI-NE em captar cada vez mais eventos e turistas para a região. Esses 37 anos de trabalho está em nossas mentes como recordação e em nossos corações como vivência. Todos vocês da Fundação Comissão de Turismo Integrado Nordeste estão de parabéns pelos grandes feitos, realizações que deixam para as novas gerações darem continuidade. Vocês no passado construíram o nosso presente e é desejo da Associação dos Jornalistas de Turismo de Pernambuco, reconhecer e parabenizar e honrar cada contribuição que foi empenhada na construção do nosso futuro. Obrigado a todos.

 

PIB Turístico do Nordeste Avança

 

EX-PRESIDENTE DA EMBRATUR E CONSULTORA DA PIRES & ASSOCIADOS, JEANINE PIRES, SOBRE OS 37 ANOS DA FUNDAÇÃO CTI NORDESTE

"Celebrar o aniversário da CTI Nordeste tem grande significado pessoal e para o turismo brasileiro. Pessoal porque além de meu imenso carinho pelo lugar que adotei para morar, foi no nordeste, especialmente em Alagoas e Pernambuco, que aprendi muito sobre o nosso setor. Para o turismo brasileiro porque a região nordeste, sob a liderança da CTI, se tornou um grande destino turístico nacional e internacional por seu potencial natural e cultural, e também pela unidade criada em torno de sua entidade representativa".

Jeanine Pires

PIRES & ASSOCIADOS

 

 

PIB Turístico do Nordeste Avança


PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DOS JORNALISTAS PORTUGUESES DE TURISMO (AJOPT), SALVADOR DIAS, SOBRE OS 37 ANOS DA FUNDAÇÃO CTI NORDESTE

 

A região Nordeste, que abriga quatro cidades-sede da Copa do Mundo, deve receber o maior fluxo de Turismo doméstico do País até julho, período que inclui a realização da Copa e as férias escolares. De acordo com uma pesquisa do Ministério do Turismo, 53,8% dos potenciais viajantes elegeram algum destino da região do Nordeste como roteiro de viagem.

Quão distante já lá vai o tempo em que era o Nordestino a ter de sair, procurando novos lugares onde trabalhar e dar à sua vida um novo rumo. Eram famílias inteiras, que hoje só pensam em “estar de volta pra minha terra”. Vixi, como eles dizem, ou oxente os tempos mudaram e, queremos voltar àquele calor bom…

Também os portugueses descobriram o Brasil entrando pelo Nordeste e, assim deram a conhecer ao mundo novas terras e novas gentes. Que são gente boa, simples que tem à sua disposição um dos lugares em que a natureza foi pródiga em variedade, quer nas suas praias, onde algumas delas são consideradas das melhores, a nível mundial, como o seu interior com os seus vastos planaltos e serras donde se podem desfrutar paisagens fantásticas e únicas.

É também aqui que se realiza a Brazil National Tourism Mart (BNTM), iniciativa com 22 anos da Fundação Comissão de Turismo Integrado do Nordeste, que no passado dia 9 comemorou os seus 37 anos de existência.

É da sua responsabilidade uma feira a não perder, que tem muitas virtudes e, uma delas foi o papel agregador dos diversos estados regionais que compõem o Nordeste Brasileiro, na definição de uma estratégia conjunta e numa promoção sem rivalidades. Isto tem sido amplamente conseguido, apesar de não ser fácil esta tarefa agregadora e motivacional. E assim, hoje, em vez de cada um puxar para o seu lado, aproveitam as sinergias de cada um e aparecem com toda a pujança com que Deus os dotou.

Mas não estão satisfeitos e, muito louvavelmente os seus dirigentes estão empenhados em que a próxima edição onda do Turismo Brasileiro o que fara com que este certame, continue a ser um palco e uma mostra turística pujante, quer a nível interno como internacional. Estamos crentes e certos disso…

 

 

PIB Turístico do Nordeste Avança